A surpreendente verdade que ninguém nunca contou a você sobre investimento em ouro físico

Você tem a paranóia de algum dia, ocorrer um grande cataclismo financeiro? Confisco de poupanças, como ocorreu no governo Collor na década de 90, ou o Corralito da Argentina, onde saques em contas correntes e poupanças foram interrompidos, deixando os hermanos na saia justa? Ou a limitação e suspensão de saques nos caixas eletrônicos na Grécia, que incrivelmente gozava da fama de pais com uma das melhores qualidade de vida da Zona do Euro?

Confesso que já sofri por isso: buscar proteção no dólar já está no instinto do investidor brasileiro. Basta um twitter do presidente americano, um discurso de uma autoridade do FED (Banco Central Americano), ou uma postagem em uma rede social do nosso presidente, para investidores correrem para moedas fortes, causando elevação de preço da moeda americana.

Mas, se você é ainda mais obsessivo, já cogitou na possibilidade de investir em ouro físico. E não há nada de errado nisto. Você sabe como estão compostas as reservas dos Bancos Centrais? Nas últimas décadas, os Bancos Centrais do mundo inteiro estão reduzindo suas alocações em dólares e comprando ouro físico, conforme confere-se em diversos sites de notícias:

Com à hegemonia do dólar ameaçada pela Rússia e China, e a disposição do governo indiano em remunerar quem põe seu ouro sob a custódia de um banco, é justo desconfiar de que algo está errado no sistema financeiro mundial, não é mesmo?

Se houver um pânico global, a corrida para o ouro poderá ser frenética, e quem o possuir no seu portfólio de investimentos, terá o sofrimento amenizado, pelo menos, no curto prazo. A valorização do ativo compensará parte das perdas da carteira.

O Ouro sempre fascinou o homem. Devida a sua escassez e facilidade de negociação, é uma reserva de valor tradicional, defendida por muitos economistas, para proteger-se das constantes desvalorizações das moedas fiduciárias, motivada pela impressão massiva de dinheiro pelos bancos centrais no mundo, como forma de estimular a economia, mas que geraram inflação e favoreceram a criação de bolhas.

James G. Rickards, mais conhecido como Jim Rickards, é um famoso economista, conhecido por suas previsões cataclísmicas no sistema financeiro mundial, recomenda preferencialmente comprar ouro físico, ao invés de investimento em ouro por papéis. Ele defende que com o colapso do mercado financeiro, o ideal seria ter ouro em casa. Porém, confesso, meu maior medo é ter um ativo tão valioso ao alcance de bandidos.

A recomendação dele faz sentido, se moedas como o Dólar, Real, Euro, são nada mais que papel pintado ou dígitos eletrônicos em computadores, elas estão sujeitas a manipulação pelos governos, e para quem mora em um país que insiste em fazer “gols contra”, como o Brasil, possuir uma pequena parcela do seu patrimônio neste ativo não é uma má ideia. Devida a sua baixa correlação com a economia local, bolsa, títulos públicos e CDBs, o ouro é uma alternativa interessante para diversificação.

Mas, como comprar ouro físico?

No Brasil, há algumas alternativas:

Barras de Ouro

Dentre as três formas de aplicação em ouro por contratos através da B3, o Lote-padrão de 250g de ouro fino (OZ1D), oferece a opção de resgate da Barra de Ouro. Porém você deve indicar o banco custodiante para retirar. Não cometa a gafe de romper o lacre para segurar o ouro com as mãos e dizer “Eu sou Rico”. Será preciso pagar por um novo lacre, quando quiser liquidar seu investimento.

Lâminas de Ouro

SIM, eu sei, você não tem cofre em casa, e nem condições para comprar uma barra de ouro de 250g. Estamos no mesmo barco. A boa notícia é que existem instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para atuarem no mercado de compra e venda de ouro em lâminas.

Dentre as mais conhecidas, há a Par Metal e Ouro Minas.

Nestas empresas, o investidor compra o ouro em espécie com garantia de recompra pela própria instituição, que ainda oferecem custódia sem custo no ato da compra. Você deve estar se perguntando: Como elas ganham dinheiro? Simples, é com o spread em relação a cotação do ouro negociados em Bolsa.

No processo de compra, estes sites não contam com o tradicional passo-a-passo de escolher o item, adicionar no carrinho e efetuar o pagamento com cartão ou boleto. O pagamento é a vista, por transferência bancária e envio do comprovante, que deve ser efetuado até as 16:00 horas, sob pena de cancelamento da compra. E o motivo é justo, o preço poderá sofrer alta volatilidade após o fechamento do mercado, horário em que as autoridades monetárias poderão emitir um comunicado que pode abalar o mundo no dia seguinte.

lâminas de ouro apartir de 1 gramaSite Ouro Minaslâminas Ouro Minas

Existem ainda dois detalhes que se não forem observados, poderão transformar este ativo que você pretende adquirir, para dar segurança à sua carteira de investimento e garantir um sono tranquilo, em um pesadelo.

  1. Caso escolha receber seu ouro pelos Correios, você deverá contratar serviços adicionais, e os custos serão repassados ao cliente. As formas de entrega são as seguintes:
    • Liquidação via Correio com adicional de Sedex-Mão Própria: O remetente recebe a garantia que o produto postado sob registro, será entregue somente ao próprio destinatário, através da confirmação de sua identidade.
    • Liquidação via portador: A entrega poderá ser negada pelos Correios em locais fora de sua área de cobertura, ou poderá ser cobrado custos adicionais. na entrega. Você será informado dos custos durante o processo. Em caso de recebimento por terceiros, você enfrentará uma pequena burocracia como assinatura de Termo de Autorização, mas estes detalhes serão bem instruídos pelo fornecedor. Se os dados do recebedor não coincidirem com os informados, não haverá a entrega do ouro. Portanto, muito cuidado ao enviar os dados.
  2. O segundo ponto é que o governo considera o Ouro como um Ativo Financeiro de Renda Variável e, portanto, em operações cujo lucro seja superior a R$ 20.000,00 (vinte mil reais) dentro do mesmo mês calendário, está sujeito a tributação de 15% sobre os ganhos de capital.

Quanto a liquidez, basta observar quantos ourives existem na cidade, caso você não deseja vender suas lâminas ao próprio fornecedor e lidar com todo o processo de envio pelos correios, seguro contra extravio, etc.

Há ainda outras formas de investir em ouro físico, como através de jóias, moedas ou objetos antigos. A casa da moeda do Brasil conta uma subsidiária, o clube da medalha, que oferece alternativas interessantes como medalhas e moedas comemorativas, para investir ou simplesmente colecionar.

Enfim, este artigo “não se trata de recomendação de investimento”, mas um mero artigo informativo e reflete apenas opinião do autor adicionado ao compilado de pesquisas realizadas de produtos financeiros.

Este texto não esgota as formas de investimento em ouro. Existem formas mais práticas, que abordarei posteriormente.

E então? Gostou do Artigo? Você conhece alguém que adoraria receber essas dicas?

Então faça um favor para ela (e para mim) e compartilhe esse artigo.
Você pode compartilhá-lo no Facebook, Twitter ou até mesmo copiar a URL desse artigo e enviar para quem precisa dele.
E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo.
Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar ou até mesmo uma crítica sobre esse artigo.

Bons Investimentos!

Publicado por Levi de Sousa Soares Ciríaco

Entusiasta de investimentos não convencionais, Analista de Sistemas, Funcionário Público.

Participe da discussão

4 comentários

  1. Have you ever thought about including a little bit more than just your articles?

    I mean, what you say is valuable and everything.
    Nevertheless think of if you added some great visuals or video clips to give
    your posts more, “pop”! Your content is excellent but with
    pics and video clips, this website could undeniably be one
    of the greatest in its field. Very good blog!

  2. Hello There. I discovered your blog using msn. This is a
    really well written article. I will make sure to bookmark it
    and come back to read extra of your useful info. Thank you for
    the post. I will definitely comeback.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *